Espectáculos

Mais ou Menos Isso

Mais ou Menos Isso

A mais recente criação profissional do 3 em Pipa, que cruza a comédia e a tradição cultural, numa história ficcionada e musicada sobre o surgimento da vila

“Não sei se foi isso ou se foi feitiço, mas de repente surgiu uma onda prateada,

foi o tudo ou nada, que afugentou em força os invasores”

 

Espectáculo concebido para espaços ao ar livre ou salas não vocacionadas para teatro, dirigido a turismos, hotéis e outras entidades culturais ou privadas.

 

SINOPSE:

Duas senhoras já de idade fazem uma merenda no campo para celebrarem o dia em que se quebrou o cerco aos Mouros. Prova desse acontecimento é a bandeira com três peixes desenhados. Mas porquê peixes prateados numa bandeira? É o que as duas nos vão desvendar através da história do encontro de um peixe, um rapaz e o rio. Essa amizade floresceu entre a fome que grassava na vila e o perigo do ataque eminente. Fica-se a saber que foi uma misteriosa onda prateada que expulsou definitivamente os invasores.

A apresentação conta com duas actrizes, num espectáculo animado que resgata alguns hábitos de feriados e brincadeiras de sempre. A tia velha e a tia nova, cantam as canções que enformam a lenda, e preparam um lanchinho com objectos que serão os adereços de cena.

É “Mais ou Menos Isso”, porque tem um bocadinho a mais em acontecimentos inventados e a menos em rigor histórico; porque foi mais a força da amizade e menos a necessidade de fartura, quebrando a ordem “natural” do domínio do homem sobre a vida animal. É ainda “Mais ou Menos Isso” pelo usar e abusar do grotesco de situações que as duas irmãs vão desembrulhando. 

 

FICHA TÉCNICA:

 Criação e Versão Cénica: Cristina Chafirovitch

Cenografia: José Falcão

Figurinos e Adereços: 3 em Pipa

Música: Cristina e Jimba

Classificação: Todas as idades

Duração: 50 minutos